Colite: o que é, sintomas, causas e tratamento

em sábado, 10 de março de 2018




Olá meninas e meninos, tudo bem com vocês? ;)

Em meados de Junho ou Julho de 2009, estava passeando nas proximidades da Avenida Paulista com um ex-namorado e eis que sinto uma pontada aguda abaixo do  abdômen e próximo da virilha, essa dor fez eu ficar praticamente encolhida com a mão no local da dor e quase sem fôlego, me desesperei no momento, senti como se fosse uma faca atravessando a parte citada. Meu ex-namorado perguntou se queria ir ao médico, eu não quis ir naquele momento, por ser um domingo a noite e fiquei com medo de ficar internada, passa na sua cabeça um milhão de coisas, essa dor passou depois de alguns minutos, acabei esquecendo desse episódio.

Em 2011, tinha um convênio e resolvi fazer algumas consultas, essas de rotina, e de vez em quando sentia algumas dores abaixo do abdômen do lado esquerdo, próximo a virilha e resolvi marcar uma proctologista (foi a melhor coisa que fiz na época).

Bom, passei em consulta com a médica, Dra. Sylvia médica da área de proctologia , foi um amor de pessoa em me explicar a suspeita do que estava acontecendo comigo, que poderia ser uma inflamação no intestino chamada Colite, me assustei e ela me tranquilizou e pediu um exame de colonoscopia e me explicou o que poderia ser, vou explicar aqui abaixo o que é, causas e tratamento:

Colite é uma inflamação no intestino, que pode ou não ter alternância de diarreia e prisão de ventre, como  disse acima que pode ser originada por alguns fatores:
  • psicológicos: estresse, ansiedade;
  • intoxicação alimentar;
  • infecções bacterianas;
  • infecções por vírus;
  • infecções por fungos.
Por ter diversas causas a Colite pode ser dividida em alguns tipos:
  • Colite Ulcerativa
É uma inflamação no intestino que é caracterizada por várias úlceras na parede do intestino e causam muito desconforto. Elas aparecem ao longo do intestino, pode aparecer em áreas isoladas ou no final do intestino, pode causar além do desconforto abdominal, febre e pode haver diarreia com muco e sangue.

A causa deste tipo de colite ainda não é bem explicado, mas pode ser que seja de ordem genética, muitas vezes relacionadas ao sistema auto imune, por infecções de vírus ou bactérias.

Quando o diagnóstico é realizado é rapidamente apurado, o proctologista ou o gastroenterologista, é capaz de passar um tratamento mais eficaz e eliminar as feridas e as causas, porem se for tratado tardiamente, as lesões ficarão irreversíveis.As pessoas que tem colite ulcerativa não tratada, tem maiores chances de desenvolver câncer colorretal.


  • Colite Pseudomembranosa
É caracterizada por cólicas muito intensas, pela diarreia com a consistência muito líquida é as vezes é associada a remédios como a Amoxicilina e Azitromicina. Também pode ser associada a bactéria chamada Clostridium Difficile, que produz e libera toxinas que são capazes de lesionar as paredes do intestinos.

  • Colite Isquêmica
Está relacionada com os hábitos de vida da pessoa, pois a causa principal é o entupimento das artérias que irrigam a região do intestino devido a presença de placas de gordura, o que leva a formação de úlcera, inchaço e abscesso e inchaço, além de aumentar a probabilidade de ocorrer uma hemorragia. Sabendo disso, a melhor forma de evitar este tipo de doença é mudando os hábitos alimentares e praticando exercícios físicos.

  • Colite Nervosa
Também é chamada de síndrome do intestino irritável, é mais comum em pessoas mais jovens pois é causada por condições psicológicas, como a ansiedade e o estresse, o que deixa o intestino mais sensível e favorece as lesões. A pessoa que tem esse tipo de colite, sente dores, inchaço na barriga e excesso de gases.

Tratamento

Depois de verificado o tipo de colite que a pessoa tem através de exames via colonoscopia com ou sem biopsia, e outros tipos de exames verifica-se como está o intestino grosso e o reto. 
Obs: No meu resultado deu como a Colite Nervosa, não precisou realizar biopsia, o preparo para o exame é horrível, você precisa fazer uma dieta que é indicada pelo médico que é realizada 24 horas antes do procedimento, é um sofrimento, mas soube que tinha através do exame.

A medicação indicada depende do tipo de colite que a pessoa tenha, pode ser indicado remédio para conter as dores abdominais e antiiflamatórios, pode ser indicado outros medicamentos como foi no meu caso a mesalazina 500mg, 3x ao dia, mas aí varia de caso a caso.

Dieta para quem sofre deste mau é evitar alimentos que fermenta no estômago, te deixa estufada, exemplos: feijão cozido, leite, iogurte e frutas ou leguminosas com casca, exemplo: milho, ervilha, maça entre outras mais.

Opção de Remédio para Colite

Um bom remédio caseiro é o suco de maça, bem batido e coado, é uma fonte de fibras e água, o que alivia a mucosa intestinal e os sintomas da colite.

Essa foi minha história, espero te ajudado , até a próxima, bjs ;).



7 comentários:

Douglas Augusto disse...

Heey! Eu nao conhecia e nem sabia nada sobre colite ate agora. Adorei o blog e suas dicas!
Abraços.

Natasha disse...

Uauuuu que ótimo post!!! Adorei! Obrigada! Beijo

Camille Pezzino disse...

Olá, meu bem!

Eu fiquei muito feliz de saber mais sobre, sabia? Porque as vezes sinto umas dores nessa região, pode ter relação. Achei super interessante!
Obrigada por partilhar a informação!

Leticia Franca disse...

Ai sentir dor nunca é bom né? Sempre importante procurar um médico quando se sente algo fora do normal, mas saber mais sobre o que temos, é tão importante quanto.

Livros em Retalhos disse...

Muito interessante esse post, eu não sabia nada sobre a doença, e é muito bom saber, pois temos até como prevenir, gostei da dica do suco de maçã, que eu adoro e agora saber que é muito saudável vou consumir mais. Bjs

Lucas Alves disse...

Nossa nem sabia disso genthy 😮
Post interessante e ajudou pois nunca se sabe, né!? Pois sou bem chato pra ir ao médico rsrs

Jaque Reis disse...

Olá ! Não sabia deste problema e fiquei impressionada, imagino que deve ser uma dor muito grande mesmo. Uma vez senti uma dor parecida, (como se tivesse um monte de faca sendo enfiada) só que no pé. Vou procurar um médico para saber melhor sobre isso. Parabéns pelo excelente post, tão informativo.
Bjs



Topo

Atualizações do Instagram