Sentimentos Negados

em segunda-feira, 30 de abril de 2018

Foto: ph. Pasquale Vitiello


Olá meninas e meninos, tudo bem com vocês ;)

Hoje cito um trecho de um livro e o vídeo de uma música que ilustra muito o que estou passando, tem coisas precisamos retirar de nós, porem para fazer essa 'sangria' a dor que se passa é muito grande, creio que após essa fase, de um sentimento rejeitado deve ocorrer uma cura e levar a vida adiante....

Segue o trecho do livro Propósito, Prem Baba que ilustra que estou falando:

"Lidar com sentimentos negados é uma passagem inevitável. Se você construiu um muro bem alicerçado isso significa que há dores existenciais tão profundas que você tenha medo de sentir a dor do aniquilamento. E alguns sentimentos são mortificantes, porem esse muro terá de ser derrubado, e isso só acontecerá quando você se dispuser a investigar; quando, de forma consciente, decidir enxergar o que está atrás dele.
Para enfrentar a dor e lidar com os sentimentos negados, é preciso ter um tanto de humildade e de coragem. Humildade para admitir que realmente as coisas não foram fáceis, mas faça isso sem redimensionar a dor, ou seja, sem fantasiar e cair no vitimismo. É preciso também ter humildade para reconhecer que a rosa tem espinhos. É necessário ter coragem para encarar tais dores, o que significar olhar o espinho e retirá-lo. Mas retirar o espinho causa dor, especialmente se ele está acomodado na carne. E o fato de estar acomodado não significa que não dói. Pelo contrário: deve estar infeccionado, criando uma gangrena que você não sente, por estar amortecido. Então, no primeiro momento, mexer no espinho vai doer mais que tê-lo que encravado na carne.
Olhar para os espinhos significa entrar em contato com memórias e traumas que você sempre quis esquecer. Querer esquecer ou querer que algo não exista não é o suficiente. Você quer se libertar do passado, mas ele continua lá. Só é possível libertar-se do passado chegando a um acordo com ele.
Identificar nossos distúrbios, preocupações ou loucuras é o primeiro passo. No entanto, entre a identificação da doença e a cura há um caminho por vezes longo. Por isso é preciso estar comprometido com a cura - isso é realmente valioso. Nesse mundo, é raro encontrar pessoas que tenham essa lucidez.
Portanto, para ser você mesmo, além da humildade, é necessário ter comprometimento, coragem, firmeza para se libertar. "
Enquanto escrevia esta citação ouvi diversas vezes uma música da cantora Céu - Sangria, vou deixar o link do Youtube para vocês ouvirem:




Céu - Sangria



Deixe seus comentários, até a próxima ;).



21 comentários:

Blog Renir Fonseca disse...

ter sentimentos negados, realmente é uma coisa difícil, mas todos nós passamos por isso na vida.

Coisas de Lainizinha disse...

olá , tudo bem ?
Acredite a dor nos faz mais forte ,
se alguem lhe nega o sentimento é porquê não te merece . Bjsss

Ana Santiago disse...

Esse texto me fez lembrar de tanta coisa! Creio que todos nós temos um pouco desses sentimentos negados, coisas que aconteceram que se fosse possível voltar no tempo JAMAIS permitiriamos que acontecesse e é só pelo fato de não conseguir mais concertar, dói!
Parabéns pelo texto minha linda...

Blog Realize Sonhos 😘

Jaque Reis disse...

Ola! Linda citação, acho que a dor constrói muito da nossa identidade, as vezes passamos por algumas coisas e não entendemos o porque, só lá na frente é que vamos entender. Porém isso não significa necessariamente que mereçamos. Mas as vezes também é bom tira-la de dentro de nós.

Sandra Maria Matias disse...

Excelente post. Em muitas lutas desilusões etc podemos cair 3x mas levantamos 4x mais fortes. Beijinhos

Rafaela Schmidt disse...

Adorei o texto... inspira bastante.
Beijinhos!
https://resenhasdarafa.blogspot.com.br

Leticia Viegas disse...

Esse trecho falou tudo que estou sentindo e tudo que o garoto que eu gosto está sntindo, só que a diferença é que eu que estou tirando os espinhos da rosa da carne, mesmo ele não permitindo isso.

Camila Depois dos 30 disse...

Aprendi, que precisamos aprender a dizer não, mas com aquele desligamento emocional, pois é benéfico para ambas as partes, depois que se faz isso, o corpo fica mais leve e a mente se expande!

Kátia Moura disse...

Olá!
É muito difcil isso sabe? Mas dizer não as vezes é necessário para preservar nossa saúde mental. Adorei seu blog!

Lucimar da Silva Moreira disse...

Infelizmente na vida temos que lidar com sentimentos negados, e isso é muito difícil, mas apesar de vir esses sentimentos negados temos que acreditar e sermos fortes pra enfrentar, texto maravilhoso, bjs.

Lidiane Malheiros disse...

Nossa muito difícil isso, mas as vezes certas coisas nos amadurecem.

Blog Joana D'arc disse...

Oi!!
Infelizmente isso faz parte da vida... Voce escreve muito bem, expressou o que muitas pessoas sentem e não tem coragem de dizer.

Srta.etiene disse...

Acredito que momentos difíceis são para amadurecimento e apredizado. Ou seja, necessário.

Keep n Pop disse...

Não é dificil lidar com a dor mas como diz no texto, é necessário ter coragem. E isso nos faz mais fortes para seguir adiante. bjs Verônica Alves

Jennifer Gobbi disse...

Momento difíceis servem para nosso crescimento pessoal.

Alzinete Rodrigues correia disse...

Oiiie,
isso é parte da vida mesmo, você consegue expressar isso muito bem, é difícil msm mas como disse Jennifer servem para nosso crescimento pessoal

Mariana Carvalho disse...

Infelizmente na vida precisamos passar por vários momentos como este, mas assim crescemos como seres humanos, aprendemos muito e nos tornamos mais fortes.

Flavi - Memorias de uma Guerreira disse...

Tudo nos traz ensinamentos, as vezes nao aceitamos mas depois de um tempo percebemos o porque de todas as coisas.

Ade Pessoa disse...

É verdade tudo nessa vida vem pra nos ensinar, no primeiro momento ficamos magoados e não aceitamos mais com o passar do tempo vemos que as vezes foi melhor assim. Não é facil ter sentimentos rejeitados mais sempre passamos por isso na vida.

*Mulher Virtuosa By Vany* disse...

Tudo nesta vida tem um propósito! E sempre aprendemos com tudo apesar da situação! Texto reflexivo e verdadeiro.

Daniele Souza disse...

Muito bacana essa reflexão,e realmente quando negamos alguns sentimentos aquilo se torna um sofrimento muito pior do que se enfrentarmos o problemas que nos assombram.

O mais difícil é "quebrar o muro" por vezes para "quebrar" tem pessoas que podem levar quase uma vida.



Topo

Atualizações do Instagram